Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Reabilitação de paredes fissuradas

Revestimento armado com rede de fibra de vidro com acabamento em pintura

Solução Passo-a-Passo

  • Análise e diagnóstico

    A reabilitação de fachadas é um dos trabalhos mais técnico que um pintor profissional pode enfrentar. Para assegurar uma correta reabilitação, pode não ser suficiente a aplicação direta de um revestimento, pintura, protetor, etc. de grande qualidade. O mercado pede a aplicação de um SISTEMA INTEGRAL, ou seja, um tratamento que assegure um bom trabalho com uma garantia de tempo.

    A liveplace oferece um sistema integral próprio e dotado de todos os materiais necessários para adaptar-se a cada caso e dar soluções a cada um dos problemas que aparecem nas restaurações, compatibilizando todas as características químicas dos produtos que intervêm nas diferentes fases do processo.

    O objetivo final do sistema que a liveplace propõe é de garantir que após a reabilitação de uma fachada, no futuro apenas se façam pequenas renovações estéticas.

    Para isso, o sistema elaborado que propomos, permite que no resultado final da obra conste um máximo grau de impermeabilidade à água e uma maior capacidade de transpirabilidade ao vapor de água proveniente do interior

     

    Funções dos revestimentos

    Chamamos revestimento ao material que se coloca sobre outro com o objetivo de o dotar de algumas qualidades que o suporte por si mesmo não tem.

    Proteção contra a intempérie da chuva, neve por capilaridade, etc. (baixa absorção de água), permeável ao vapor de água (transpirável)

     

    Rentabilidade e duração

    Devem (os revestimento) caraterizar-se pela sua longa duração oferecendo ao edifício uma boa proteção contra a intempérie, evitando o aparecimento de fissuras e conservar as suas propriedades visuais.

     

    Funções dos revestimentos, objetivo Final.

    - Boa resistência

    - Boa aderência

    - Nível de absorção adequado e homogêneo

    - Impermeabilidade

    - Transpirabilidade

    - Resistência à sujidade e ao aparecimento de algas.

     

  • Desinfeção e limpeza

    A presença de fungos, está associada à presença de humidade, sempre superior a 30%.

    O seu aparecimento é favorecido em materiais rugosos e porosos nos quais se acumulam restos orgânicos, e em lugares pouco ventilados e/ou com pouca exposição solar.

    O fungo encarrega-se de proteger a alga das radiações diretas do sol e oferece-lhe água e sais minerais.

    Por isso é fundamental na reabilitação de qualquer fachada, antes de fazer qualquer outro tipo de trabalho, devemos fazer uma intervenção de desinfecção e limpeza da superfície.

     

  • Consolidação e impermeabilização de suportes

    Após a desinfeção e limpeza devemos consolidar os revestimentos existentes por forma a melhorar a resistência que a fachada perdeu com o passar do tempo, dotando a mesma de uma série de propriedades anteriormente perdidas.

     

    Produtos:

    - Fungistop - Desinfetante fungicida de grande duração.

  • Aplicação do barramento com rede armada

    De seguida o barramento deve ser aplicado com a ajuda de uma afagadeira lisa,numa espessura uniforme de 4 mm, em duas demãos.

    A primeira demão é executada numa espessura de cerca de 2 mm, embutindo de seguida uma rede de fibra de vidro de 160 gramas com tratamento anti-alcalino, após 24 horas procede-se à aplicação da segunda demão na mesma espessura, tornando uma camada homogénea e uniforme, de seguida ainda com a 2º camada de massa fresca devemos com a ajuda de uma esponja manual ou com uma afagadeira eléctrica extrair o areado para uma pintura final.

    A rede deve ser sobreposta em pelos menos 10 cm, Nas aberturas de portas, janelas etc., deve-se proceder a um reforço adicional da armadura colocando retalhos de rede obliquamente em relação às aberturas de modo a evitar fissuras, nas esquinas a rede deve sobrepor à rede fixada à cantoneira.

     

    Produtos:

    - StarContact - Adesivo mineral em pó com base cimentícia

    - Rede de fibra de vidro 160gr liveplace therm

  • Regularização de absorções

    Antes de fazer o acabamento e decoração final, devemos aplicar um primário, com o objetivo de igualar absorções.

     

    Produtos:

    - Fixacryl- Melhora a aderência sobre cimento,gesso,cal,etc,.

  • Revestimento final

    Há uma tendência natural em considerar a pintura uma operação de decoração, porém, além de decorar e proteger o substrato, a tinta pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente, controlar luminosidade e podendo ainda ter suas cores utilizadas para influir psicologicamente sobre as pessoas.

     

    Produtos:

    - Lisotex - Tinta plástica pétrea de base aquosa, acabamento mate liso, ligeiramente texturado, especialmente criada para proteção e decoração de fachadas.

Produtos relacionados